segunda-feira, 7 de junho de 2010

Duas Sophias....sensibilidade e razão!


Hj venho falar de duas Sophias,meio óbvio uma vez q o titulo mdesssa postagem é essa...hehe
Uma dessas Sophias é imaginária vem do livro "O mundo de Sophia" o autor é o norueguês  Jostein  Gaarder,q com sensibilidade criou a encantadora Sophia Amundsen,q é uma garota de apenas 14 anos,q prestes a completar seus 15 anos encontra bilhetes e cartas misteriosas em sua caixa de correio,e nestes bilhetes e cartas passa a mergulhar num mundo fascinante,o mundo da filosofia.
 Sophia então vê-se com alguns mistérios,quem manda essas cartas?
 E quem é Hilde Knag,de quem frequentemente recebe a correspondencia e lhe abre um buraco,um mistério ,afinal Hilde faz aniversário em seu mesmo dia.
Neste livro vê-se sensibilidade e a astucia do autor q explica de maneira simples a filosofia desde seus primórdios.
O livro é grande mais de 600 páginas,mas vale muito apena!!
Se vc conhece e aprecia filosofia é um prato cheio...se vc não conheçe aprenderá de maneira simples e gostosa nessa literatura e se vc não gosta de filosofia depois de ler " O mundo de Sophia" vai passar se não á amar pelo menos entender e gostar!!

A segunda Sophia é real...e muito real!!
 É Sophia Coppola q é directora e filha de Francis Ford Coppola ,tem a capacidade e sagacidade de produzir filmes com delicadeza e ternura por duas personagens.
 Sophia faz q ao espectador ao ver algum de seus filmes entre de cabeça na trama e q sá sinta-se uma de suas personagens em sua maioria ,mulheres com suas excentricidades e tristezas a procura de algo a mais em suas vidas .
Na verdade vê-se muito as angustias destas personagens ,ainda jovens como as angustias cotidianas de qualquer mulher moderna em procura de amor e da carreira.
 O primeiro filme q ví de Sophia foi o cultuadissimo "Virgens Suicidas" q apesar do nome banal (feita pela tradução brasileira) ,é lindíssimo e conta a história de 5 irmãs nos anos 70,q oprimidas por uma mãe controladora e ignoradas por um pai no mínimo problemático ,decidem após semanas enclausuradas em seus quartos se suicidarem,neste filme vc como espectador pensa em salva-las em ajuda-las em como seria ficar na mesma posição destas garotas,assim como quem narra o filme.
 Logicamente esse é apenas 1 dos filmes de Sophia ,escrevo aqui alguns deles e sinto-me priveligiada de ter visto quase todos...hehehe
 Assistam e se deliciem!!

Marie Antoinette (2006; br: Maria Antonieta)


Lost in Translation (2003; pt: O Amor é um Lugar Estranho / br: Encontros e Desencontros)

The Virgin Suicides (1999; As Virgens Suicidas)

Lick the Star (1998, curta-metragem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário