sábado, 17 de julho de 2010

Crianças e suas mentes cúriosas.

 Hj meu irmão Gabriel de apenas 7 anos de idade me surpreendeu com uma pergunta no mínimo curiosa.
Ele é assim mesmo,quando vc menos espera vem com alguma pergunta inquietante,as vezes chega a ser bem irritante,principalmente quando estou sem cabeça para explicar as coisas de modo correto,(pois essa história de se deve dar sempre explicações "manhosas" ás crianças é papo furado!!).
 Mas a pergunta dele me fez refletir.
 E tomada por uma súbita tristeza passei a pensar um pouco mais sobre o assunto,afim de me desveciliar de tal sentimento.
 Vamos aos fatos...
 Após procurar durante um longo tempo em nossa estante de livros infantis e infanto-juvenis na sala de casa(deixamos esses livros bem á mão para q ele e minha irmã  Bárbara possam procurar o que quiserem sempre,o resultado disso é uma grande bagunça ,mas não ligamos muito pra isso),Gabriel veio com a pergunta:
-Mãe onde está o livro que conta como e onde nosso mundo foi criado.
 De imediato eu e ela começamos a rir,e logo em seguida dissemos há ele q não tínhamos esse tal "livro" e q ele nem mesmo existe,afinal não sabemos ainda de q modo nosso mundo foi criado,há não ser através de teorias,q como a própria palavra sugere pode ou não ter ocorrido sem o conhecimento dos fatos exatos.
 Parei para pensar depois q ele foi dormir,e realmente a pergunta não poderia ser respondida assim,há não ser q eu ou minha mãe fossemos físicas .
 Mas então passei esse pensamento de pura física ,para puro sentimentalismo q é de fato a "área que entendo",ou tento entender.
 Vejo q todos nós como seres únicos apesar de semelhantes procuramos respostas e criamos explicações para coisas q jamais (ou pelo menos não tão cedo) teremos resposta,mas todos nós criamos mundos,além do qual vivemos,q precisa de ajuda urgente para continuar "vivo",ou mesmo q necessite de um equilíbrio.
 Todos quanto seres pensantes criamos mundo paralelos,e assim como o mundo q nos abriga não sabemos como ou onde começou.
 Temos o mundo familiar(apesar de acreditar q a instituição familiar com pai,mãe ,filhos comportados e cachorro q deita e rola quando vc manda não existe há séculos e sim ela é falida)...temos o mundo particular com segredos e coisas q passam por nossas cabeças constantemente...existe o mundo do trabalho e faturamento ,dar e receber...em fim...
 Sabemos pq esses mundo tem de existir e co-existir mas jamais sabemos como começaram.
 O q me leva ao principal...somos teorias ambulantes...temos de "teorizar" tudo a nossa volta,pois precisamos de respostas 24hrs por dia,sendo q a medida q essas respostas são dadas milhões tal vez triliões de outras perguntas surgem.
 Será q tamanha racionalidade faz mesmo do ser humano um animal diferente dos demais??
 Só pq nos expressamos de maneiras diferentes dos outros seres q existentem na terra,somos especiais?
 As vezes tenho minhas dúvidas!
  Por fim escrevo a resposta final q dei á Gabriel quanto ao livro de onde e como o mundo foi feito:
  -Não sei onde tem esse livro...acho q muitos cientistas o gostariam de ter...

 E com certeza se tivessem esse livro em mãos ,eles (os ciêntitas...) não iriam acreditar em uma só palavra lá escrita...

Nenhum comentário:

Postar um comentário